quinta-feira, 19 de abril de 2012

APROXIMANDO A REDE CDI

Durante o Planejamento Estratégico do CDI-SC de 2012 constatou-se a importância da equipe pedagógica conhecer outras práticas e procedimentos dos Regionais e Matriz CDI, bem como fortalecer a rede, instituindo a prática de troca: de informações, ações e materiais pedagógicos.

Na semana do dia 09/04 a Assessora Pedagógica Thais Branco e a Coordenado Pedagógica Camila Bittencourt foram ao RJ iniciar as visitas pela Matriz e Regional RJ.
A recepção, acolhimento e atenção foram maravilhosos, houve um intenso trabalho, reuniões e visitas foram agendadas.
Iniciamos o trabalho conhecendo o espaço e colaboradores da Matriz, bem como os setores de atuação, depois a Gisela Assunção, solícita como sempre, nos acompanhou ao Regional RJ, o Alexsander e Bruna nos recepcionaram, os dois foram muito atenciosos e nos passaram todo o funcionamento do Regional e os materiais para definir o processo evolutivo dos CDI Comunidade, pedagógico e de acompanhamento utilizados por eles.
No dia seguinte fomos com a Gisela e Wanderson visitar dois espaços CDI Comunidade:
- Solar Bezerra de Menezes, no bairro Campo de São Cristóvão (http://www.solarbezerrademenezes.org.br/) , no local são oferecidas 10 turmas do Curso de Informática e Cidadania e nos horários sem curso, quando há um responsável, a comunidade pode usar os computadores.
A sala é muito bem equipada e possui uma estrutura física maravilhosa, a Instituição conseguiu verba com uma empresa financiadora, para tanto desenvolveram um projeto com apoio do CDI RJ e Matriz e apresentaram o projeto a diversas empresas.


- Instituto Central do Povo situado no Morro da Providência (http://imas-icp.webnode.com.br/quem-somos/) , são oferecidos Cursos de Informática e Cidadania, Cyber Café e Coletivo Coca-Cola.
A Instituição é referência para a comunidade, existe há mais de 100 anos e desenvolve diversos projetos sociais, culturais e educacionais.

 CDI Comunidade ICP RJ     
      
No final do dia nos reunimos com a Gisela para esclarecer dúvidas e conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela área pedagógica na Matriz.

No dia 11/04 seguimos para o Regional de SP, fomos recebidas pela Fernanda e Jakk para uma conversa e troca de experiências, foi um momento muito relevante para os participantes, pois pudemos trocar também contatos para capacitações continuadas.
Ao final a Fernanda passou os materiais pedagógicos para nós e nos comprometemos a encaminhar os materiais solicitados por e-mail.


Quinta-feira fomos para Regional de Campinas, no início da tarde participamos do Call com a Matriz e outros Regionais, após o Call a Helena abordou os três principais eixos de atuação:
- Formação;
- Rede;
- Tecnológica.
Compartilhamos nossas práticas de atuação, focando especialmente nos eventos realizados pelo CDI-SC, como a Formatura Coletiva e Encontro Anual, são momentos de troca de experiências entre os CDI Comunidade, como: reconhecimento das ações e práticas realizadas com a metodologia do CDI.
No último dia (12/04), participamos do Encontro da Rede, estavam presente 36 pessoas representantes de 22 EIC´s .
O evento foi aberto com a Dinâmica de Grupo do Barbante, seguida por uma palestra sobre Inclusão, Educação e Cultura Digital.
Após essas atividades trataram dos assuntos pertinentes aos espaços e eventos programados.

Esse é um breve relato, a Thais e eu faremos um relatório e uma apresentação que será socializada com os educadores, gestores, monitores e diretoria da Rede CDI-SC.
Quem quiser conhecer o material pode solicitar por e-mail (coord.pedagogica@cdisc.org.br).

Quer ver mais fotos?  
Acesse
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.371078889602346.83887.100001007145054&type=3

Obrigada a todos que nos receberam!

Atenciosamente,

Camila Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário