segunda-feira, 13 de junho de 2011

CDI Comunidade do Cevahumos na peça "Livres e Iguais"

No dia 21/05/2011 a educadora do CDI Comunidade Cevahumos Marina Coelho levou os educandos do curso de Informática Básica e Cidadania para assistir ao espetáculo “LIVRES E IGUAIS” com o apoio do CDI-SC e do “Teatro sim... Por que não?” de Florianópolis.
É um espetáculo de Teatro de Formas Animadas inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, contudo, seus personagens estão longe de terem seus direitos básicos reconhecidos. A peça fala da manipulação rotineira dos princípios básicos da dignidade humana, das pessoas obrigadas a sobreviver do lixo, da disputa por um lugar para morar, da falta de trabalho, relação entre oprimidos e opressores, etc.
Neste cenário de violação a emoção tem papel delicado e fundamental: ela é a intermediária entre o público e o objeto. Sem diálogos, a história é contada com imagens de lirismo e poesia. Os bonecos de “LIVRES E IGUAIS” são o espelho de uma realidade suportada por gente de carne e osso.
Roteiro e direção de Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Nini Beltrame. O elenco é composto por Ana Paula Possapp, Júlio Maurício, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva. Na técnica estão: Mariana Cândido, Marcos Pacheco e  Ismar Medeiros.
Vale mencionar que a educadora e os educandos do CDI Comunidade desenvolvem no Curso de Informática Básica e Cidadania o tema gerador “Problematizando a situação dos Catadores de Materiais Recicláveis na Comunidade Vila Aparecida (Florianópolis)” e todos os contextos envolvidos nesta temática: valorização dos catadores (agentes ambientais), importância da reciclagem para o meio-ambiente e população, reaproveitamento dos materiais e sustentabilidade.
A experiência cultural vivida pelos educandos foi ao encontro do tema por eles desenvolvido, enriquecendo o projeto, ampliando a visão de mundo, imaginação e possibilidades de uso do material descartado por todos nós.
Agradeço toda a atenção e amabilidade dispensada ao grupo pelo elenco e diretor do espetáculo, à educadora e voluntários que acompanharam os educandos e aos educandos que demonstraram muito interesse e respeito pela atividade e pessoas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário