Nos dias 18 e 25 de Setembro de 2010 acontece na comunidade do Jardim Atlântico a Capacitação Especial para Educadores, Monitores e Gestores vinculados ao CDI SC.
O curso tem carga horária de 24h, sendo 16h presencial e 8h à distância.
A atividade à distância tem como objetivos "alimentar" o blog do CDI SC e exercitar vertentes da Inclusão Digital (ID): a autoria dos participantes em relação as informações, fomento a cultura e exercício da cidadania.
Lembramos a todos que a apresentação do exercício será realizada no dia 25/09, 2o. dia de Capacitação.
No curso de capacitação deste final de semana, pediram para compararmos a Inclusão Digital a uma brincadeira de criança. A princípio, fiquei sem saber o que falar, mas depois lembrei da brincadeira de soltar Pandorga (Pipa), onde imaginei a criança como a Pipa e o monitor seria quem segura a linha. A Pipa voando alto, assim como a Inclusão digital, permitiria conhecer lugares, que do chão não poderiam ser vistos. Desta forma amplia os horizontes e desejos de crianças, quem nem sempre tem oportunidade de vê-los. O monitor,segura a linha, conduz a Pipa, aproveitando os melhores ventos. Aí está a importância dos cursos de capacitação. Podemos simplesmente deixar a Pipa a própria sorte,correndo risco de o vento arrebentar a linha e se perder por aí... Podemos "controlar",segurar forte a linha e com isso limitaríamos a Inclusão Digital e causariamos mais mal do que bem, ou podemos conduzir para locais bons, mostrar a grande ferramenta que é a ID podendo assim ser usada para grandes objetivos coletivos que no futuro auxiliarão a comunidade, lutando por seus direitos e conscientização de seus deveres. A capacitação nos torna melhores condutores de Pipas.
ResponderExcluirNão é a consciência dos homens que determina o seu ser ,mas,ao contrário ,é o seu ser social que determina sua consciência .Karl Marx
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo a Magda falou, nós como educadores temos que dar corda a imaginação, mostrar um novo horizonte, um novo sentido, não deixar o vento levar para qualquer lugar. Podemos e somos capazes de mudar uma realidade, de mostrar o quão capazes as pessoas são para fazerem a diferença dentro de uma sociedade. Sociedade esta que vem com regras ditadas onde o cidadão só tem deveres e seus direitos ficam pairando no ar sem que as pessoas percebam que podem direcionar e dar rumo as mesmas. No meu ponto de vista as capacitações tem me dado muitas dicas de como transformar a informática numa ferramenta de integração do ser com o poder, o mudar, o direcionar
ResponderExcluir