quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tecer com confiança - por Carla Humphreys


Quando as coordenadoras do curso de capacitação nos pediram para representar em uma brincadeira e ou em um brinquedo: inclusão digital, logo me surgiu à mente a representação de uma teia de aranha. Como teia de aranha não é brinquedo, o mais próximo para mim naquele momento foi a brincadeira de roda Ciranda Cirandinha.


Aqui neste texto gostaria de voltar à minha visão original.

A teia é tecida através do ligamento de pontos, cada ponto é fundamental para a formação da teia toda. Assim como o sucesso da comunidade toda depende de cada um de seus membros, o sucesso de cada membro, depende do sucesso da comunidade como um todo. Tudo interligado, conectado.

A teia é tecida por um fio, um único fio, que consigo ver, proporciona vínculos entre os pontos, este fio tem um único propósito: “unir” todos os pontos. O CDI tem este propósito também: unir todos os pontos a través da inclusão digital. Mas não esquecendo que ele também faz parte da teia.

A aranha consegue construir sua teia nos lugares mais improváveis, esta ação nos inspira à não desistir também se tivermos que lidar com condições aparentemente desfavoráveis: basta tecer com confiança. Tudo que fizermos com confiança, de certa forma, lembraremos da fiança da teia, de que tudo e todos estão conectados entre si e cada um si mesmo.

Acredito que nosso papel, uma vez conectados ao CDI, seja de lembrar aos membros da comunidade: o milagre de tecer com fio e o vínculo que se estabelece de interdependência.

“O homem não tece a teia da vida: é antes um dos seus fios. O que quer que faça a esta teia, faz a si próprio...”



 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A PIPA - por Magda Koerich

No curso de capacitação deste final de semana, pediram para compararmos a Inclusão Digital a uma brincadeira de criança. A princípio, fiquei sem saber o que falar, mas depois lembrei da brincadeira de soltar Pandorga (Pipa), onde imaginei a criança como a Pipa e o monitor seria quem segura a linha. A Pipa voando alto, assim como a Inclusão digital, permitiria conhecer lugares, que do chão não poderiam ser vistos. Desta forma amplia os horizontes e desejos de crianças, quem nem sempre tem oportunidade de vê-los. O monitor,segura a linha, conduz a Pipa, aproveitando os melhores ventos. Aí está a importância dos cursos de capacitação. Podemos simplesmente deixar a Pipa a própria sorte,correndo risco de o vento arrebentar a linha e se perder por aí... Podemos "controlar",segurar forte a linha e com isso limitaríamos a Inclusão Digital e causariamos mais mal do que bem, ou podemos conduzir para locais bons, mostrar a grande ferramenta que é a ID podendo assim ser usada para grandes objetivos coletivos que no futuro auxiliarão a comunidade, lutando por seus direitos e conscientização de seus deveres. A capacitação nos torna melhores condutores de Pipas.

domingo, 26 de setembro de 2010

CDI Moura - Canelinha SC, por Rafael Garcia

O CDI-Comunidade Moura está realizando projetos sociais que toda a comunidade está
aprovando, todos estão aderindo a essa idéia de preservação do meio ambiente. Resultado
dessa união foi o mutirão de limpeza dos rios no dia 27 de março de 2010, que teve como
objetivo a limpeza dos rios para o combate ao mosquito borrachudo, onde toda a comunidade
se envolveu. O resultado foi muito bom. Isto é prova de que o CDI é uma ONG de ação e
resultados e que quando estamos todos unidos somos mais fortes.

http://www.canelinha.sc.gov.br/conteudo/?item=2403&fa=1&cd=63471

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Capacitação Especial: exercício de "autoria" e cidadania

Nos dias 18 e 25 de Setembro de 2010 acontece na comunidade do Jardim Atlântico a Capacitação Especial para Educadores, Monitores e Gestores vinculados ao CDI SC.
O curso tem carga horária de 24h, sendo 16h presencial e 8h à distância.
A atividade à distância tem como objetivos "alimentar" o blog do CDI SC e exercitar vertentes da Inclusão Digital (ID): a autoria dos participantes em relação as informações, fomento a cultura e exercício da cidadania.
Lembramos a todos que a apresentação do exercício será realizada no dia 25/09, 2o. dia de Capacitação.