quinta-feira, 5 de março de 2009

HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO - EIC INGLESES

A comunidade da Vila Arvoredo é composta basicamente por catadores, sendo uma localidade muito discriminada por se localizar nas dunas da praia de Ingleses. Esta comunidade, até a implantação da E.I.C., era conhecida como Favela do Siri, e com os trabalhos de cidadania, pudemos elevar a auto-estima e realizar o entrosamento com as comunidades adjacentes, levando as pessoas a terem uma nova visão do seu papel na sociedade.
O projeto Reciclagem do Lixo Eletrônico, tem trazido às crianças e adolescentes a oportunidade de fazerem oficinas e poderem vislumbrar uma nova maneira de preservar o meio ambiente e criar uma nova fonte de renda. Podemos citar como principal participante Levi Nicácio Chaves, 53 anos, metalúrgico, desempregado há 10 anos, que tentou em várias oportunidades se engajar em trabalhos de reciclagem e nunca obteve sucesso, barrado por inúmeras dificuldades, morador de Ingleses, mas grande auxiliador nos trabalhos da Vila Arvoredo. Hoje, com as participações em oficinas, cursos, palestras, etc, realiza um trabalho importante de artesão do lixo tecnológico, e leva até a comunidade seu conhecimento, ministrando oficinas de artesanato com o lixo eletrônico.

“O CDI mudou minha vida, pois com esta oportunidade transformei minha história, pois sempre sonhei em fazer da reciclagem uma forma de conscientizar a sociedade sobre os problemas ecológicos, e com a participação neste projeto estamos levando a todas as comunidades além desta conscientização, uma forma de fonte de renda com arte do lixo tecnológico.Quando entrei no curso de informática na EIC, jamais acreditei que poderia garantir uma fonte de renda com a informática, pois como analfabeto digital que era, me sentia atrasado perante os outros alunos, e como surpresa para todos, é com a tecnologia que voltei ao mercado de trabalho, como metalúrgico da informática, mas com uma diferença, mudando idéias, conscientizando, recebendo elogios de todos que colaboram com equipamentos para reciclagem. Me considero um verdadeiro vitorioso, pois descobri dentro de mim um novo cidadão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário